Notícias sobre o tratamento biofarmacêutico (câncer de ovário, mama, pulmão, coloretal, esofágico, gástricos, leucemia, epiteliais).

Notícias

Notícias, artigos e atualização científica

FDA autoriza testes clínicos com anticorpo imunoterápico da Agenus-Recepta.

21 de janeiro de 2016 Produção de Biofármacos

FDA autoriza testes clínicos com anticorpo imunoterápico da Agenus-Recepta.

A empresa Americana Agenus Inc. (AGEN) anunciou que a agência regulatória americana Food and Drug Administration (FDA) autorizou a aplicação de nova droga investigacional (IND) do AGEN1884, um anticorpo imunomodulador (CPM, do inglês "check point modulator") que se liga ao Antígeno 4 associado ao linfócito T citotóxico (CTLA-4). A aprovação foi também concedida para um segundo anticorpo CPM em parceria com a companhia Incyte (INCY), INCAGN1876, que tem como alvo a proteína relacionada a TNFR induzida por glucocorticoide (GITR). As pesquisas clínicas para ambos os candidatos estão previstas para serem iniciadas na primeira metade de 2016.


Nós estamos contentes com as prospectivas para que ambos CTLA-4 e GITR atinjam rapidamente a clínica e com nossos esforços para trazer novos medicamentos profundamente efetivos para pacientes com câncer”, disse Garo Armen, PhD, presidente e CEO da Agenus. “Nós também estamos diligentemente avançando diversos outros medicamentos candidatos para a clínica e almejamos começar um número de pesquisas clínicas ainda em 2016.”


Esses dois compostos foram desenvolvidos utilizando plataformas modernas da Agenus, aproveitando a experiência mundial da empresa em imunooncologia e na pesquisa e desenvolvimento de drogas relacionadas. Os anticorpos foram descobertos durante uma colaboração inicial com o Instituto Ludwig de Pesquisa Sobre o Câncer (LICR). A ReceptaBio, empresa brasileira de biotecnologia, também esteve envolvida na colaboração que levou à descoberta do AGEN1884, que é licenciado para a Recepta para alguns países da América do Sul, incluindo o Brasil. O INCAGN1876 está sendo co-desenvolvido com a Incyte.


“O CTLA-4 é um novo alvo fundamental para tratamentos combinados para imunooncologia, mostrando-se altamente promissor quando usando com outros CPMs e vacinas tumorais. Nosso anticorpo anti-CTLA-4, AGEN1884, tem um potencial natural para expansões de combinações com nosso portfolio de vacinas. Isso inclui: Prophage™, programada para entrar em um estudo placebo-controlado em glioblastom (GBM) recém diagnosticado na segunda metade de 2016, e AutoSynVax™, que nós planejamos levar para a clínica na segunda metade de 2015,” disse Robert B. Stein, MD, PhD, presidente de pesquisa e desenvolvimento da Agenus. “Eu gostaria de agradecer as equipes de pesquisa e desenvolvimento da Agenus, e Incyte pelo GITR, pelos seus esforços ilimitados para atingir nosso objetivo de enviar os INDs no fim de 2015”.



Fonte: Streetinsider. "Agenus' (AGEN) IND for AGEN1884 Cleared by FDA". https://bit.ly/2zJOq53

Compartilhe este post

Top