02. RebmAb100 para Tumor de Ovário em Pacientes Sensíveis a Platina – Fase II
O segundo estudo clínico envolvendo a administração do anticorpo RebmAb100 a pacientes portadoras de tumor de ovário foi desenvolvido pelo Dr. Óren Smaletz, na época Diretor Médico da ReceptaBio, em colaboração com cientistas do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (LCR).
O protocolo do estudo clínico RCP-Ov-01.10, “Um estudo de fase II de terapia de consolidação com o Hu3S193, em pacientes com adenocarcinoma de ovário, primário de peritônio ou das tubas uterinas, recidivado, platino sensível, que alcançaram uma segunda remissão completa”, foi aprovado pelos comitês de ética em pesquisa (CEPs) dos centros participantes e também pela ANVISA. O estudo também foi registrado nos Estados Unidos para atender às exigências da agência regulatória americana, o FDA (Food and Drug Administration), dentro do processo de IND (Investigational New Drug) registrado nesta agência.
Este estudo contou com a participação de 10 centros de pesquisa brasileiros, abrangendo as regiões do Nordeste, Sul e Sudeste. O estudo se destinou a pacientes com câncer de ovário que não apresentarem sinal da doença após um segundo tratamento e tinha por objetivo aumentar a chance da doença não voltar ou retardar um possível reaparecimento do tumor. Foi registrado no clinicaltrials.gov sob o número (NCT01137071).