Notícias sobre o tratamento biofarmacêutico (câncer de ovário, mama, pulmão, coloretal, esofágico, gástricos, leucemia, epiteliais).

Notícias

Notícias, artigos e atualização científica

Mersana e ReceptaBio firmam acordo de licenciamento de novo anticorpo.

18 de julho de 2015 Pesquisa e Desenvolvimento

Mersana e ReceptaBio firmam acordo de licenciamento de novo anticorpo.

Mersana Therapeutics e Recepta Biopharma anunciam hoje acordo exclusivo de licenciamento no qual Mersana utilizará sua tecnologia Fleximer® de imunoconjugados para desenvolver e comercializar um anticorpo licenciado pela Recepta. Segundo os termos da parceria, Recepta oferecerá à Mersana os direitos mundiais exclusivos sobre seu anticorpo monoclonal, e Mersana irá utilizar o Fleximer® para desenvolver um imunoconjugado contra alvos tumorais.


Os termos financeiros do acordo estabelecem que a Recepta receberá pagamentos à vista e pagamentos subsequentes por marcos que venham a ser atingidos no desenvolvimento, na aprovação regulatória e na comercialização da droga, que juntos podem alcançar um total de U$ 86 milhões. Além disso, a Recepta receberá royalties relativos à comercialização da droga pela Mersana fora do Brasil. A Recepta terá o direito exclusivo de comercialização da droga no Brasil pagando royalties à Mersana sobre as vendas no país. A Mersana será responsável pela realização de ensaios clínicos e dos registros regulatórios necessários para a comercialização da droga.


“O acordo de licenciamento com a Mersana é uma consequência do pioneirismo da Recepta na pesquisa e desenvolvimento desse anticorpo que foi descoberto pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (LCR), organização sem fins lucrativos com o qual temos parceria”, afirma José Fernando Perez, PhD, CEO da Recepta. Esse acordo permitirá que seja desenvolvido um novo medicamento imunoconjugado com potencial para melhorar o prognóstico no tratamento de pacientes com câncer.


Estamos animados com o desenvolvimento de um novo imunoconjugado baseado na tecnologia Fleximer® para responder a necessidades ainda não atendidas dos pacientes com câncer”, diz Anna Protopapas, presidente e CEO da Mersana. “Isso irá expandir nosso pipeline de terapias oncológicas superando as limitações de anticorpos conjugados existentes e irá também aumentar o número de anticorpos conjugados atualmente disponíveis, que está alinhado com nosso objetivo de buscar um medicamento inovador a cada ano, iniciando com o XMT-1522 até o final deste ano.”


Mersana Therapeutics está incrementando seu pipeline voltado para terapias oncológicas, impulsionando sua revolucionária tecnologia Fleximer® de imunoconjugados. O primeiro produto que está sendo desenvolvido pela Mersana - XMT-1522 - tem o potencial de responder a necessidades oncológicas ainda não atendidas e de melhorar a vida dos pacientes com câncer. Moléculas imunoconjugadas baseadas em Fleximer® têm demonstrado ter uma eficácia superior, inclusive atuando contra alvos antes considerados não passíveis de tratamento com anticorpos conjugados. Mersana tem parcerias para utilização da tecnologia Fleximer® com Takeda, Merck KGaA e Asana BioSciences.


Recepta Biopharma é uma empresa brasileira de biotecnologia dedicada à pesquisa e ao desenvolvimento de novos fármacos – anticorpos monoclonais e peptídeos – para serem utilizados no tratamento do câncer. Fundada em 2006, fruto de uma parceria entre empresários brasileiros com o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (LCR), Recepta tem tido o apoio de agências governamentais brasileiras por meio de bolsas de pesquisa e investimento de capital.



Fonte fotográfica: National Cancer Institute. Creator: Unknown Photographer. https://bit.ly/2y1qrfM

Compartilhe este post

Top